Ano do Currículo: |
Direito 01 |
Apresentação
O presente projeto de reformulação curricular espelha a fundamentação teórica e o exercício concreto de articular as ações de ensino, pesquisa e extensão a serem levadas a efeito no Curso de Direito da UFAC comprometido com o espaço público gratuito e de qualidade. Sua formulação curricular no plano formal reflete a construção de uma formação jurídica sólida que visa acompanhar os desafios contemporâneos do ensino de direito. JustificativaO novo currículo pretende atender a necessidade da constante adaptação entre o conhecimento oferecido como formação e a realidade jurídico-social, possibilitando ao bacharelando a imediata inserção no mercado de trabalho, com reais possibilidades de competitividade e capacidade para fazer do exercício de sua profissão uma dinâmica de cidadania, na busca da justiça, solidariedade e paz social. Objetivos Específicosa) Qualificar tecnicamente para o exercício das diversas profissões na área jurídica; b) Desenvolver a preocupação com a preservação ambiental e preparar profissionais voltados para atuar na defesa da flora e fauna amazônica, visando a exploração sustentada dos ecossistemas amazônicos; c) Formar profissionais capacitados com a defesa da cultura e dos direitos das comunidades tradicionais; d) Desenvolver o conhecimento multidisciplinar e transversal, objetivando integrar ensino-pesquisa-extensão, como eixo básico estruturador do currículo para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias; e) Propiciar condições técnicas e materiais para que os estudantes elaborem o conhecimento crítico, na análise da Ciência Jurídica em confronto com a realidade social. Objetivos Geraisa) Formar bacharéis em Direito numa perspectiva crítica construtora de uma nova práxis jurídica sedimentada na realidade social do seu tempo; b) Possibilitar a articulação e desenvolvimento do ensino, da pesquisa e extensão visando o desenvolvimento integral da Ciência Jurídica; c) Despertar o espírito científico dos alunos, desenvolvendo as habilidades de observação, análise, reflexão crítica, generalização e síntese; d) Proporcionar aos acadêmicos de Direito, formação técnica, científica e humanística na perspectiva das mudanças sociais da atualidade. e) Instrumentalizar os alunos para compreender e enfrentar as exigências teóricas e práticas da vida profissional e social do bacharel em Direito; f) Propiciar aos acadêmicos uma formação comprometida com as peculiaridades do Acre, da Amazônia, dos países fronteiriços e do país. |