Mestrado Profissional em Ensino de História 220 |
Disciplina
Ensino de história e pensamento decolonial ( MPEH225 ) |
Unidade
Mestrado Profissional em Ensino de História |
|
Tipo
Optativa |
Período Ideal no Curso
Não consta |
Conceito Mínimo para Aprovação
A |
Carga Horária
60 |
Nº de Créditos
4 |
O pensamento decolonial e os desafios de compreender a história a partir de diferentes perspectivas além da abordagem eurocêntrica. Cultura(s), identidade(s) e diferença(s) na escola. Questões e tensões no cotidiano escolar: gênero, raça, orientações sexual e religiosa. Teorias do multiculturalismo crítico e da interculturalidade crítica. Educação intercultural crítica: conceito e pressupostos. A descolonização do conhecimento histórico e do seu ensino. A colonialidade do poder e seus desdobramentos como a colonialidade do saber, do ser e da natureza e sua contrapartida decolonial. Perspectiva intercultural crítica e pedagogias decoloniais no ensino de História.