Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática 210B |
Disciplina
Relações entre o Conhecimento Matemático e a Educação Matemática ( MPECIM023 ) |
Unidade
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
|
Tipo
Optativa |
Período Ideal no Curso
1 |
Conceito Mínimo para Aprovação
C |
Carga Horária
30 |
Nº de Créditos
2 |
Estudo e análise crítica dos conteúdos da Matemática ensinada na Educação Básica. Evolução dos conhecimentos matemáticos presentes no currículo escolar a partir da perspectiva da Educação Matemática: os números e suas representações; os números e a resolução de equações; evolução dos conceitos de espaço e de função; o pensamento aritmético, o pensamento algébrico, o pensamento geométrico e suas inter-relações; os métodos da matemática: o método genético e o método axiomático; diferença entre geometria euclidiana e não euclidiana; teoria dos conjuntos e as bases da matemática; concepções de matemática nos diversos níveis de ensino. Abordagem de algumas questões sobre: enumerabilidade, indução, comensurabilidade, construção dos racionais e dos irracionais, continuidade e limites.