Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígenas 442 |
Disciplina
Educação das relações étnico-raciais e construção do currículo escolar ( ERER07 ) |
Unidade
Pós-Graduação Lato Sensu Educ. das Rel. Étnico-Raciais e História e Cult. Afro-Brasileira e Indígena |
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Tipo
Obrigatória |
Período Ideal no Curso
2 |
Nota Mínima para Aprovação
7.0 |
Carga Horária
30 |
Nº de Créditos
2 |
Discutir noções fundamentais da teorização curricular, de modo a pensar um currículo emancipatório, defensor da multiculturalidade/interculturalidade, do reconhecimento, da valorização e do respeito às diferenças.
Conceito de currículo. Concepções teóricas de currículo. Das teorias tradicionais às teorias progressistas. Teorias progressistas e educação das relações étnico-raciais. A emersão do multiculturalismo, identidade étnico-racial e contexto brasileiro. O âmbito da sala de aula. A formação de professores e demandas atuais. O currículo, a prática pedagógica e a recente alteração da LDBNE na inserção dos artigos 26-A e 79-B. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.