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Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígenas
442
Informações Gerais
Disciplina
História e cultura indígena ( ERER04 )
Unidade
Pós-Graduação Lato Sensu Educ. das Rel. Étnico-Raciais e História e Cult. Afro-Brasileira e Indígena
Tipo
Obrigatória
Período Ideal no Curso
1
Nota Mínima para Aprovação
7.0
Carga Horária
30
Nº de Créditos
2
Docentes
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Objetivos

Caracterizar as sociedades nativas do Brasil a partir das diferenças, dos hábitos e dos costumes, como os rituais, as festas, as educações, as cosmologias, os territórios ancestrais, problematizando os discursos homogêneos sobre as populações nativas.

Ementa

Estudo das populações nativas no Brasil a partir de suas terras, cosmologias, ancestralidades, memórias, histórias, bem como o processo de invasões, permanências, resistências e mudanças ao longo dos processos históricos. O Brasil é habitado por muitos povos nativos, entre os quais podemos destacar Yanomami, Ticunas, Caiapós, Guaranis, Huni KuiÞ, entre outros. Ao longo do tempo, os povos nativos de diversos países latino-americanos conseguiram conquistar direitos territoriais, educacionais e manter seus costumes e tradições. Entretanto, ainda hoje eles sofrem muitos obstáculos, por exemplo, as precárias condições de vida, os discursos governamentais e as invasões de suas terras por fazendeiros e empresas madeireiras. Essas populações possuem muitas características diferentes; essas sociedades impressionam os pesquisadores por seu complexo grau de organização, conhecimentos e interações com outras sociedades.

Programa
Não consta
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