Mestrado Profissional em Ensino de História 220 |
Disciplina
Ensino de história e teorias de aprendizagem ( MPEH226 ) |
Unidade
Mestrado Profissional em Ensino de História |
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Tipo
Optativa |
Período Ideal no Curso
Não consta |
Conceito Mínimo para Aprovação
A |
Carga Horária
60 |
Nº de Créditos
4 |
Teorias de aprendizagem - estudos que procuram investigar, sistematizar e propor soluções para o aprender na escolarização - e suas relações com ensino e aprendizagem em História nas diferentes fases da vida escolar. Teorias de aprendizagem de maior destaque na Educação contemporânea: Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygotsky (1896-1934) e Henri Wallon (1879-1962). Teorias de aprendizagem, cultura escolar e Ensino de História. Principal fator diferenciador entre teorias de aprendizagem: o ponto de vista sob o qual cada uma reflete sobre o aprender. Teorias de aprendizagem a partir do condicionamento, da percepção, do desenvolvimento cognitivo, do desenvolvimento cultural, do desenvolvimento integral, do humanismo e outras. A motivação na aprendizagem. Abordagens crítica e reflexiva de teorias de aprendizagem e seus desdobramentos no Ensino de História e em saberes e práticas docentes/ discentes.