Doutorado em Educação na Amazônia - Rede Educanorte 306 |
Disciplina
Práxis Pedagógica na Escola Contemporânea ( DEAM119 ) |
Unidade
Doutorado em Educação na Amazônia - EDUCANORTE |
|
Tipo
Optativa |
Período Ideal no Curso
Não consta |
Conceito Mínimo para Aprovação
C |
Carga Horária
60 |
Nº de Créditos
4 |
Promove estudos sobre os fundamentos filosóficos, sociológicos e epistemológicos das diferentes práticas pedagógicas e os possíveis articuladores de uma prática que construa uma comunidade de aprendizagem colaborativa. Debate as funções sociais da escola. Problematiza a relação entre Educação e Cidadania. Investiga a relação entre Ensino Escolar e Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento, enfatizando temas como Informação e Conhecimento; Conhecimento e ação docente; Redes de conhecimento e de significados na prática pedagógica. Problematiza as práticas pedagógicas enfatizando as dimensões: técnica: processo-produto; heurística: processo de criação e de transformação de significados; Dimensão ética: qualidade dos processos (qualidade, valores, tolerância). Reflete sobre as Redes de Comunicação e de Colaboração na Escola e na Comunidade, dando visibilidade para os temas: Sociedade em rede; Promessas e Perigos da tecnologia digital; e Ciberespaço, Ensino e Aprendizagem.