Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígenas 442 |
Disciplina
História e cultura indígena ( ERER04 ) |
Unidade
Pós-Graduação Lato Sensu Educ. das Rel. Étnico-Raciais e História e Cult. Afro-Brasileira e Indígena |
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Tipo
Obrigatória |
Período Ideal no Curso
1 |
Nota Mínima para Aprovação
7.0 |
Carga Horária
30 |
Nº de Créditos
2 |
Caracterizar as sociedades nativas do Brasil a partir das diferenças, dos hábitos e dos costumes, como os rituais, as festas, as educações, as cosmologias, os territórios ancestrais, problematizando os discursos homogêneos sobre as populações nativas.
Estudo das populações nativas no Brasil a partir de suas terras, cosmologias, ancestralidades, memórias, histórias, bem como o processo de invasões, permanências, resistências e mudanças ao longo dos processos históricos. O Brasil é habitado por muitos povos nativos, entre os quais podemos destacar Yanomami, Ticunas, Caiapós, Guaranis, Huni KuiÞ, entre outros. Ao longo do tempo, os povos nativos de diversos países latino-americanos conseguiram conquistar direitos territoriais, educacionais e manter seus costumes e tradições. Entretanto, ainda hoje eles sofrem muitos obstáculos, por exemplo, as precárias condições de vida, os discursos governamentais e as invasões de suas terras por fazendeiros e empresas madeireiras. Essas populações possuem muitas características diferentes; essas sociedades impressionam os pesquisadores por seu complexo grau de organização, conhecimentos e interações com outras sociedades.