![]() |
Matemática 190 |
Disciplina
Tópicos de Educação Matemática ( CCET458 ) |
Unidade
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
|
Tipo
Optativa |
Período Ideal no Curso
Não consta |
Nota Mínima para Aprovação
5.0 |
Carga Horária
60 |
Nº de Créditos
4 |
1 AS MATEMÁTICAS: a matemática científica e a matemática escolar na formação do professor. 2. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Características e Tendências frente à filosofia e à história da matemática para a sala de aula. Análise das principais filosofias da matemática em discussão na primeira metade do século XX, seus antecedentes históricos e desdobramentos no ensino de matemática no Brasil. 3. A FILOSOFIA E A EDUCAÇÃOMATEMÁTICA: implicações na forma de se compreender o que é a Matemática, no seu ensino e nos livros didáticos. 4. A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA: atributos, conceitos, definições para uma aprendizagem significativa da Matemática. 5. LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA E MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: Características de um Laboratório de ensino para a Aprendizagem Significativa. Características dos materiais adequados a um bom laboratório. Apresentação e Construção de alguns materiais para Laboratório. O Museu Interativo de Educação Matemática. Materiais virtuais. 6. A INTERDISCIPLINARIDADE DENTRO DA PRÓPRIA MATEMÁTICA: Exemplos de relações Interdisciplinares entre várias áreas da Matemática. Aplicações e desenvolvimento de materiais didáticos para uso no laboratório(ábacos, artefatos dinâmicos, jogosetc.). 7. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: discussões sobre as peculiaridades do ensino da matemática para portadores de necessidades especiais. exemplos de metodologias e materiais didáticos e computacionais específicos.